fbpx
Topo
 

7 DICAS INFALÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENSINAR JOGOS DE TABULEIRO

Por Alexandre Ziviani
27 mar

7 DICAS INFALÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENSINAR JOGOS DE TABULEIRO

Por Alexandre Ziviani

Quem conhece a Funtasy Bar e Jogos, sabe que um grande diferencial da casa são os explicadores de jogos. Com grande conhecimento do hobby, treinamentos semanais e constante aprendizado, eles facilitam sua vida poupando o tempo investido em aprender os jogos e tirando aquelas dúvidas que te custariam momentos de diversão enquanto você mergulharia no manual buscando respostas.

Mas o que é necessário para se tornar um explicador de jogos? 

Não existem cursos nem graduações para isso e, cá entre nós, ainda é uma profissão não muito comum. A verdade é que todos os explicadores começaram de maneira similar, sendo ávidos entusiastas de jogos de tabuleiro que entenderam que, para conseguir jogar com os amigos, precisariam aprender as regras dos jogos e explicar para os outros jogadores. Além disso, para se tornar um explicador profissional, mais do que simplesmente saber as regras de mais de uma centena de jogos (sim, a lista do mínimo de jogos que um explicador deve saber explicar na Funtasy conta com quase duzentos e todos os explicadores aqui sabem mais que o mínimo), é preciso saber ensiná-los.

Como todo grupo de amigos acaba tendo um explicador de jogos amador oficial, traremos aqui algumas dicas de estratégias para ensinar jogos que te ajudarão quando for sua vez de explicar alguma regra.

1 – ANTECIPE-SE

A dica mais importante é: leia as regras e aprenda o jogo antes! Assim, quando for a hora de explicar, os outros jogadores conseguirão prestar atenção melhor. Não existe nada pior em uma mesa pré-jogo que alguém lendo o manual em voz alta, sem saber o que vem a seguir. Como confiar em alguém que está ensinando algo que ainda não sabe? Pelos deuses dos jogos de tabuleiro, no momento em que você estiver ensinando um jogo, o manual só serve para tirar alguma dúvida ou relembrar algum detalhe!

2 – OBJETIVOS CLAROS E DEFINIDOS

Outro ponto crucial é saber que as pessoas são ansiosas. Assim que você começar a explicar um jogo, a primeira coisa que querem saber é quem ganha, qual o objetivo. Assim, entregue essa informação logo. Sabendo qual o objetivo do jogo, os outros jogadores tendem a prestar mais atenção nos meios de alcançá-lo.

3 – ESTEJA PREPARADO

Reforçando o fato das pessoas serem ansiosas, saiba que elas vão te interromper. Algumas vezes devido a alguma regra que realmente não entenderam, mas várias outras vezes para perguntar algo que será explicado mais à frente. Não deixe que isso te abale, acalme a pessoa, peça para ela respirar fundo três vezes e explique que aquela dúvida será abordada mais tarde. Interromper seu fluxo de explicação pode deixar as regras confusas para os outros e te deixar desnorteado. Atenha-se ao seu planejamento de explicação de regras e tudo dará certo.

4 – CONTEXTO É TUDO

Contextualize seus jogadores. A maioria dos jogos de tabuleiro tem algum contexto, alguma história, e vale muito a pena contar isso a todos. Sabendo em que mundo o jogo se passa, sabendo o que está acontecendo nele, ajuda as pessoas a entenderem o motivo de estarem sentadas ao redor da mesa pensando e traçando estratégias para alcançar um fim. Acredite, faz toda a diferença no lugar de “nesse jogo vocês vão rolar os dados para juntar recursos para construir casinhas para, quando rolarem os dados, vocês conseguirem mais recursos para construírem mais casinhas até alguém ter construído casinhas o suficiente para ganhar” você começar com “em Colonizadores de Catan somos todos desbravadores na era das explorações e acabamos de chegar nessa nova ilha ainda não explorada chamada Catan. Começa agora a corrida para ver qual de nós conseguirá desenvolver sua civilização mais rápido e se tornará o maior colonizador de Catan”. Instigue seus amigos, deixe-os empolgados com o jogo, torne a experiência mais imersiva.

5 – SEM CELULARES NA MESA

Outra dica, ou melhor, uma regra que sugerimos combinar com seus amigos é banir os celulares ao menos durante a explicação, mas, se possível, durante toda a partida. No momento da explicação o motivo é um pouco óbvio, durante aqueles poucos segundos que alguém parou para olhar as mensagens, um ponto importante do jogo foi perdido e depois, lá na frente, aquele jogador pedirá para você repetir tudo, ou ficará perdido, afinal, aquela regrinha explicada em segundos era todo o alicerce para entender um mundo de regras mais adiante. Acredite, aquela mensagem pode ser lida mais tarde e aquele post não vai deixar de ser importante ao fim da partida. Inclusive, o banimento do celular durante todo o jogo seria muito bem-vindo também. No mundo dos jogos modernos, prestar atenção nas jogadas dos adversários é tão importante quanto planejar a sua, além de ser bem inconveniente ter que ficar sempre lembrando aquela pessoa com os olhos na telinha que é a vez dela.

6 – EVITE INTERRUPÇÕES

Celulares não são os únicos agentes de distração, pode ser que alguém te interrompa para aproveitar um gancho nas regras que lembrou um caso, ou perguntar se alguém quer pedir uma pizza, ou se querem algo da cozinha. Não há nada de errado em pedir para que qualquer uma dessas situações fique para depois da explicação. Pode ser até que alguém simplesmente se levante no meio das regras para, casualmente, buscar algum refresco na geladeira. Você tem duas opções nessa hora, pedir para a pessoa esperar (é cientificamente comprovado que o corpo humano sobrevive três dias sem água e mais ainda sem comida) ou simplesmente interromper sua explicação até que a pessoa retorne, talvez o silêncio constrangedor será o suficiente para que ela entenda essa simples noção de etiqueta básica.

7 – ESSE BRILHO É SEU

Por fim, cuidado com aquele outro jogador que já conhece o jogo, ele poderá tomar sua explicação para si, ou soltar alguma regra fora de hora, e interromper aquele seu fluxo já citado. Não tenha medo de chamar a atenção desse jogador, explique que comentários e adendos serão aceitos, mas ao fim da explicação. Não é coincidência que aulas são dadas por apenas um professor por vez, você está sob os holofotes e você precisa de toda a atenção da mesa, seus ouvintes podem facilmente se dispersar e recuperar o foco deles é um trabalho árduo.

Tente seguir essas dicas e, mais importante, pratique. Explicar jogos não é diferente de nenhuma outra atividade, a melhoria vem com a prática. Comece com aqueles jogos que você já domina, que as regras estão na ponta da língua e, pouco a pouco, se aventure em regras mais complexas, manuais mais densos, e logo você já poderá vestir sua melhor camiseta laranja e será considerado o explicador oficial entre seus amigos.

Share
Funtasy Bar e Jogos
Entre em contato via Whatsapp