fbpx
Topo
 

10 JOGOS DE TABULEIRO PARA SE DIVERTIR COM CRIANÇAS

Por Rony Fagundes (A Mesa e O Trono)
11 Maio

10 JOGOS DE TABULEIRO PARA SE DIVERTIR COM CRIANÇAS

Por Rony Fagundes, A Mesa e O Trono

Isolados nos lares com nossas famílias, alguns ambientes da casa estão ganhando novos significados. Um deles é a mesa que, para quem tem filhos, agora tem um significado maior como o centro da casa. Juntos ali, todos da família buscam descobrir atividades interessantes para passar o tempo com qualidade e longe das telas. Jogos de tabuleiro são um prato cheio para entreter, ensinar, e vivenciar outros mundos sem sair de casa!

Como eu tenho três filhas de um a sete anos de idade e trabalho demonstrando jogos de tabuleiro pelo país, mantenho contato com muitas famílias. Comecei a receber muitas mensagens perguntando quais jogos valem a pena adquirir para jogar com suas crianças neste período.

Atendendo a pedidos, fiz uma lista com 10 jogos que recomendo para esse período, e que certamente proporcionarão excelentes momentos à mesa!

Vale ressaltar que não são jogos exclusivos para o público infantil. Embora o foco nas recomendações seja crianças de oito a doze anos, crianças mais novas, adolescentes e adultos que estiverem juntos também encontrarão muita diversão (e vão querer continuar jogando mesmo depois que os pequenos forem para a cama).

Vamos ao que interessa? As sugestões:

Capitão Silver (Calamity Games)

É um jogo que trabalha tato, atenção, e velocidade em colocar as peças no tabuleiro, que além de colorido, é gigante e modular. O tema de piratas atrai muito a atenção das crianças. Com regras bem simples, o jogo também tem diferentes níveis de dificuldade, o que garante que a galera não irá desgrudar da mesa!

IceCool (Conclave Editora)

Em uma escola no gelo, os jogadores vão dando petelecos nos seus pinguins, buscando coletar seus peixes da merenda, enquanto fogem do inspetor que quer evitar que eles fiquem matando aula! O mais legal é que o tabuleiro é montado com a caixa do jogo, e com habilidade, você consegue não só petelecar os pinguins, mas fazer curvas e até saltar com eles! Jogo excelente, com regras fáceis, tabuleiro belíssimo, muito divertido!

King of Tokyo (Galápagos Jogos)

Vários monstros gigantes competem para ver qual deles causa a maior destruição na capital japonesa, enquanto combatem entre si tentando eliminar todos oponentes, se tornando o Rei de Tóquio! Um jogo de dados personalizados rápido de ensinar, com muitos elementos que fazem cada partida ser única, cheia de tensão, conflito, e muitas risadas! Jogo lindíssimo de ter na mesa. Os monstros chamam atenção, pois são gigantes até no tabuleiro.

Ticket to Ride Primeira Viagem (Galápagos Jogos)

Esse aqui é um que minha filha de sete anos ama jogar. Com peças no formato de vagões de trem e um mapa lindíssimo da Europa, Ticket to Ride Primeira Viagem entrega uma experiencia de jogo que te faz viajar pelos pontos turísticos do velho continente. Jogo para toda família, serve tanto com porta de entrada para quem ainda não conhece a série Ticket to Ride de jogos, como para quem já conhece e quer ter uma opção simplificada para jogar com os pequenos.

Concept Kids (Galápagos Jogos)

Existem muitas formas de comunicar uma palavra ou ideia, mas por acaso você já pensou em usar um tabuleiro de um jogo como uma nova linguagem? A linha Concept tem essa premissa: com um tabuleiro cheio de ícones e ilustrações, um jogador tenta dar dicas para os outros sobre o item a ser desvendado. Na versão kids deste jogo, que foca em animais, os ícones representam forma de locomoção, tamanho, habitat, alimentação e outros atributos de vários animais. Se eu mostrar laranja + listrado + selva, que animal você tentaria adivinhar? Divertidíssimo, educativo e genial.

Fila Filo (Devir)

A Dona Aranha subiu pela parede da caixa de papelão e, junto com suas amigas do jardim, quer pegar todas formiguinhas que estão tentando chegar às frutas do picnic. Com a mecânica conhecidíssima de rolar o dado e mover a peça, Fila Filo tem um tabuleiro tridimensional com peças magnéticas que fazem o jogo ter uma dinâmica incrível. É um jogo certeiro para entreter por horas a criançada dentro de casa.

Catan Junior (Devir)

Que tal navegar em navios piratas, com a ajuda de um papagaio, em um arquipélago a ser explorado? Catan Junior introduz para jogadores mirins as emoções do famoso jogo Catan, porém de uma maneira mais rápida e descontraída, nesta versão belíssima trazida ao Brasil pela Devir.

Quem Foi? (Papergames)

Nesse jogo de velocidade e memória, adultos e crianças jogam de igual para igual. O nome do jogo se refere a pergunta: “Quem foi o animalzinho que fez suas necessidades na sala de casa?” E a resposta está em quem vacilar no jogo! Faz sucesso sempre, tem preço acessível e temática divertida.

Dobble (Galápagos Jogos)

Em seus vários modos de jogo, o fator principal é encontrar antes dos outros jogadores os símbolos iguais entre duas cartas, que são redondas, cheias de desenho coloridos, e podem até ser à prova d’água! Todo bom colecionador de jogos tem pelo menos um Dobble em sua coleção.

Taco Gato Cabra Queijo Pizza (Papergames)

Com esse nome diferente, o jogo é simples e super engraçado. As pessoas tentam ser mais rápidas em dar o tapa na carta jogada quando ela coincide com a palavra da vez, entre as cinco do título do jogo, ou em fazer gestos imitando um gorila, marmota ou narval quando uma dessas cartas especiais do jogo saem na mesa. É um jogo que tem ganhado grande atenção no mercado nestes últimos meses.

Espero que as dicas possam facilitar sua escolha na aquisição dos seus próximos jogos, e que isso traga muita diversão para sua família.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas encontrem jogos que possam aliviar a tensão e trazer diversão durante esse período de quarentena. Fiquem em casa, e fiquem bem.

Share
Funtasy Bar e Jogos
Entre em contato via Whatsapp